O relaxamento para cabelos cacheados é uma técnica que vem ganhando cada vez mais adeptas, pois permite alisar os fios sem aquele efeito “chapado” dos métodos convencionais.
A fórmula usada no relaxamento foca em alisar com eficiência e por isso vem se mostrando mais interessante que as químicas capilares.
Vamos entender mais sobre esse processo de relaxamento capilar, que ajuda soltar os cachos para controlar o volume?
Vem comigo que te conto tudo sobre esta técnica capilar que vem sendo usada por muitas pessoas para deixar os cabelos com menos volume e sem deixar liso chapado.
O que este artigo aborda:
Relaxamento capilar em cachos é o mesmo que alisamento?
Relaxamento capilar é diferente do alisamento capilar, pois no relaxamento o que se busca é controle de volume e definição dos cachos e não um cabelo todo liso, como no caso do alisamento.
O relaxamento capilar é uma técnica de alisamento bastante utilizada para cabelos cacheados e com muito volume. O procedimento é realizado com uma fórmula química que inclui tioglicolato de amônia (ativo forte com elevado poder de alisamento).
Veja também: Como cuidar de cabelos cacheados
Essa técnica vem se tornando popular por oferecer um visual de fios mais lisos, soltos e brilhantes. Tem como principais características reduzir o volume e melhorar a definição dos cachos. Ressaltamos que relaxamento capilar não é o mesmo que alisamento.
O alisamento tem como função deixar as madeixas lisas e chapadas. Por sua vez, o relaxamento capilar não irá produzir esse efeito totalmente liso. A técnica com tioglicolato é recomendada para fios cacheados do tipo 3.
Então para quem tem fios crespos e deseja ter cabelo liso é indicado buscar por uma fórmula química mais forte como a guanidina, por exemplo.
O tioglicolato atua nas madeixas deixando-as mais maleáveis tanto para alisar quanto para enrolar. Quando a opção é por definir cachos a técnica se chama permanente.
Qual o melhor relaxamento para cabelos cacheados?
As duas opções de relaxamento capilar mais populares são: hidróxido de guanidina e tioglicolato de amônia. As duas agem nos fios reduzindo o volume, mas se diferenciam no tempo de duração e eficácia.
Dentre as duas opções, a guanidina é tida como a mais eficiente para esse procedimento. Dependendo da mistura feita, a intensidade do relaxamento pode variar entre normal, suave ou fraca.
Por sua vez, o tioglicolato atua de forma menos agressiva, apenas realinha os fios. Não há alteração definitiva na estrutura. Devido a isso esse tipo de relaxamento precisa ser reaplicado nas madeixas por completo de tempos em tempos.
O retoque pode ser feito após aproximadamente dois meses, pois o cabelo costuma retornar ao formato original. Já o retoque do relaxamento feito com hidróxido de guanidina é realizado somente na raiz do cabelo.
Qual a melhor química para soltar os cachos?
Uma das melhores químicas para quem deseja soltar os cachos é o relaxamento 3D. O nome da técnica se deve ao fato de que se trata de realmente “três dês”: definir os cachos, disciplinar as madeixas e diminuir o volume.
O procedimento é feito a base de hidróxido de guanidina (mesmo ativo usado para técnicas de alisamento capilar).
O diferencial dessa técnica é o tempo de atuação no cabelo, o profissional deixa o produto apenas por alguns minutos nos fios.
O tempo é o bastante para relaxar e soltar os cachos sem deixar o cabelo liso. É importante ressaltar que essa técnica somente pode ser aplicada por um profissional em um salão.
Como fica um cabelo cacheado com relaxamento?
O procedimento de relaxamento é bastante eficiente e pode ser dosado de acordo com o desejo da cacheada.
Quando o relaxamento é mais intenso os fios ficam com efeito bastante liso. Já quanto o produto é aplicado em menor intensidade a tendência é que os cachos fiquem mais definidos e com menos frizz.
É uma excelente técnica para quem deseja reduzir o volume dos fios e disfarçar a diferente entre pontas e raiz.
Também funciona bem para quem deseja que seus cachos fiquem mais abertos. Nesse caso o relaxamento deve ser feito somente na raiz para que as químicas não se sobreponham afetando o cabelo.
Relaxamento para cabelos cacheados infantil
Para relaxamento de cabelos infantis o ideal é usar produtos especialmente desenvolvidos para esse público. Ressaltamos ainda que em sua grande maioria, os produtos para relaxamento capilar são indicados para crianças a partir de 12 anos de idade.
O couro cabeludo de crianças mais novas é muito sensível e delicado não sendo recomendado usar produtos para relaxamento de cachos.
Prefira produtos que tenham como base ingredientes naturais como óleo de coco e de abacate que também são bastante hidratantes. A hidratação ajuda a reduzir o volume e o frizz das madeixas.
Veja também: Penteado infantil simples: Lindos e fáceis
Gostou de saber mais sobre relaxamento para cabelos cacheados?