Cabelo 4a: Aprenda a cuidar agora

5/5 - (4 votes)

Nesse artigo você vai aprender dicas para cuidar do seu cabelo 4a e deixá-lo maravilhosamente saudável e cheio de estilo.

Cabelos crespos e cacheados têm diferenças significativas entre si e conhecer o seu tipo específico de fios é essencial para oferecer a eles o tratamento correto.

Os cabelos crespos são categorizados como cachos 4a, 4b e 4c. Basicamente se trata dos cachos mais estreitos da tabela de fios cacheados.

cabelo 4a

Exatamente por essa característica esse tipo de fio apresenta maior carência da oleosidade natural.

Isso faz com que os fios fiquem mais secos e tenham mais facilidade para apresentar frizz.

Os cachos desse grupo tem mais dificuldade para ficar definidos naturalmente.

Devido a esses fatores, mulheres com madeixas crespas podem ter mais dificuldade para cuidar do cabelo.

Contudo, adotando os cuidados certos e uma rotina regrada é possível ter um cabelo tipo 4 maravilhoso. Vamos conferir as dicas?

O que é um cabelo 4a?

O cabelo 4a  é um cabelo crespo macio e super cacheado, iniciando os cachos pela raiz . Os cachos são finos, bem fechados e definidos, com a aparência de pequenas molas.

Vídeo sobre cabelo 4 a

Veja esse vídeo onde a youtuber explica sobre o cabelo dela, que é um cabelo 4a. E aproveite e se inscreva no canal, para ver as outras dicas que ela posta.

Como cuidar do cabelo  tipo 4a?

Os cabelos tipo 4a  são lindos e podem ser facilmente mantidos e estilizados com os cuidados adequados.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter o seu cabelo 4a saudável e bonito:

  1. Lave o cabelo regularmente com um xampu e condicionador adequados para seu tipo de cabelo. Escolha produtos sem sulfato e que sejam formulados especificamente para cabelos crespo.

  2. Use pentes de dentes largos ou escovas de cerdas de nylon quando for pentear o seu cabelo. Inicie pelas pontas e  vá desembaraçando até a raiz. Isso ajudará a evitar a quebra do cabelo.

  3. Não durma com os seus cabelos molhados ou úmidos, pois isso pode levar ao crescimento de fungos e a queda do cabelo. Se você usar um boné ou lenço para cobrir o cabelo, certifique-se de que ele esteja seco antes de colocá-lo.

  4. Use produtos de pentear que contenham ingredientes hidratantes, como óleo de coco, manteiga de karité ou óleo de rícino. Aplique esses produtos no cabelo seco ou úmido, massageando-os suavemente da raiz até as pontas.

  5. Evite o uso excessivo de secadores de cabelo, chapinhas e pranchas. Se você usar esses aparelhos, aplique um protetor térmico no cabelo antes de usá-los e mantenha a temperatura do aparelho baixa.

  6. Faça tratamentos profundos regularmente para hidratar o cabelo crespo tipo 4a. Isso pode incluir o uso de máscaras capilares, tratamentos com óleo quente ou enrolar o cabelo em toalhas quentes depois de aplicar um produto hidratante.

  7. Visite um profissional de beleza qualificado regularmente para manter o corte  do cabelo afro. Eles também poderão dar dicas adicionais sobre como cuidar do seu cabelo.

Veja também: Como cuidar de cabelos cacheados ressecados

 

Cabelo tipo 4a: cronograma capilar neles

cabelo 4a cronograma capilar

Antes de prosseguir é interessante ressaltar que embora o foco do artigo seja o cabelo tipo 4a, essas dicas podem ser aplicadas também a fios tipo 4b e 4c.

O cabelo crespo, independente do tipo, tem como principal característica a facilidade de perder água. Por isso esse tipo de fio é mais seco, particularmente nas pontas. O frizz pode se tornar constante num cabelo seco.

Para evitar o visual de frizz é essencial investir em tratamentos de hidratação e nutrição para que as curvaturas fiquem mais bonitas e definidas.

Hidratar e nutrir os fios é importante para combater o ressecamento e a opacidade. O papel da hidratação é deixar os fios mais maleáveis e macios ao toque. Já a nutrição dá mais balanço, brilho e contribui para controlar o frizz.

Hidratação

O cronograma capilar de uma crespa 4a deve ter como base a hidratação, esse procedimento deve ser feito uma ou duas vezes por semana.

Dê preferência para máscaras ricas em vitaminas e ativos que sejam altamente hidratantes como goji berry ou linhaça.

Nutrição

O segundo tratamento mais importante para quem tem cabelo cacheado é a nutrição. Esse procedimento deve ser feito pelo menos uma vez por semana.

Prefira máscaras ricas em óleos vegetais (como o de coco) e manteigas (como a de karité). Esses ingredientes ajudarão a fornecer a oleosidade saudável que os fios precisam.

Reconstrução

Se os seus fios estiverem saudáveis, a reconstrução, pode ser feita menos frequentemente do que a hidratação e a nutrição.

Ativos reconstrutores em excesso podem danificar as madeixas. O ideal é apostar em uma reconstrução por mês.

Porém, se o seu cabelo 4a estiver danificado devido a químicas como coloração ou uso de fontes de calor (secador ou difusor) então é interessante fazer uma reconstrução a cada 15 dias.

O ideal para essa etapa do cronograma é apostar em máscaras que sejam ricas em ativos como óleo de argan, queratina ou whey protein vegetal.

Umectação noturna

Quem tem madeixas tipo 4a tem como sua grande aliada a umectação. Esse processo nada mais é do que dar um banho de óleo nos fios para repor os nutrientes perdidos ao longo do dia.

Assim as madeixas se tornam mais macias e brilhantes contribuindo para o controle da porosidade e do frizz.

Como fazer a umectação noturna?

Basta aplicar um óleo vegetal sobre as madeixas secas antes de dormir. O mais indicado é usar um produto desenvolvido especialmente para essa finalidade.

No dia seguinte lave os fios com shampoo e condicionador. Pode finalizar como preferir.

Shampoo e condicionador para cabelo 4a: como escolher?

Shampoo e condicionador para cabelo 4a

Todo e qualquer tratamento dos fios começa pela escolha de um bom shampoo e condicionador.

As crespas devem ter ainda mais atenção para escolher os melhores produtos. Um shampoo que seja muito adstringente, por exemplo, pode ressecar ainda mais o cabelo.

Prefira shampoos e condicionadores que sejam de linhas específicas para cabelos crespos.

Esses produtos geralmente são ricos em óleos vegetais (como de coco, linhaça ou argan).

Os shampoos com textura leitosa e aparência perolada costumam ser mais hidrantes, ou seja, indicados para madeixas ressecadas.

Pré-shampoo

Uma boa dica para evitar que seu cabelo resseque durante a lavagem é fazer um pré-shampoo.

Para isso aplique nas madeixas um óleo capilar ao longo do comprimento. Aguarde o tempo de ação de uns 15 minutos e então lave.

Frequência das lavagens

O cabelo tipo 4a deve ser lavado no máximo três vezes por semana para que não fique ressecado.

Salvo em caso de extrema necessidade da lavagem como a prática de atividades físicas que faz você transpirar muito.

O condicionar deve ter contato somente com as pontas dos fios e o shampoo apenas com a raiz. A limpeza das pontas será feita pela espuma que escorrerá dos fios durante o enxágue.

Finalização do cabelo 4a

A melhor forma de finalizar os cachos tipo 4a e 4b é com um creme de pentear que seja rico em óleos.

O produto deve ser aplicado mecha a mecha para que os cachos ganhem definição.

Se desejar destacar o volume do cabelo a dica é soltar os cachos com as mãos apertando as madeixas de baixo para cima quando estiverem completamente secas.

Veja também: Como acelerar o crescimento do cabelo afro

Gostou das dicas para cuidar bem dos fios 4a?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *