tipos de cabelos

Tipos de Cabelo: Descubra Qual o Seu e como Cuidar Corretamente

5/5 - (1 vote)

Sabemos que existem muito tipos de cabelos e na hora de cuidar é importante que você sabe corretamente qual o tipo de cabelo é o seu…

Os fios têm várias formas, tamanhos e tipos. Descubra exatamente qual o seu tipo de cabelo e use isso ao seu favor! Saiba como cuidar melhor deles. Vamos lá?

tipos de cabelos

Você sabe qual a importância de saber seu tipo de cabelo? Cada fio tem suas peculiaridades,  estrutura e formato, condição que os torna únicos .

Entender sobre os tipos de cabelos é essencial para usar os produtos certos e aprender os melhores cuidados para manter o brilho e a maciez.

Mas fica tranquila, vamos te mostrar tudinho por aqui!

>> Tipos de cabelo

Existe muitos tipos de cabelo. Para cada tipo de cabelo (liso, cacheado e crespo), há uma subcategoria que define o tipo do fio.

Você sabia que existem mais de 12 tipos de fios? Nos países do continente Africano são encontrados até mais, variações de crespos que ainda não foram definidas.

Confira agora, qual o seu tipo de cabelo:

>> Cabelo Liso – Tipo 1

Cabelo Liso - Tipo 1

Nesse tipo não existe nenhum tipo de ondulação natural. Os fios costumam ser muito sedosos, porque toda a oleosidade consegue chegar até as pontas.

O cabelo pode se tornar muito oleoso sem os cuidados necessários. Ou acabar ficando ressecado com o uso constante de chapinhas e babyliss.

Como cuidar: Ao contrário do que muitos pensam, cremes hidratantes previnem a oleosidade do cabelo.

Então, o ideal para esses fios, ressecados ou oleosos, é a aplicação de hidratantes 1 vez por semana e cremes térmicos para proteção quando for necessário utilizar chapinhas e babyliss.

Liso 1 A – Extremamente fino, a oleosidade do couro passa por todo o comprimento dos fios com muitas facilidades. Entre os tipos de liso, é o com mais oleosidade e menos volume. Dificilmente ficará ressecado.

Liso 1 B – Um pouco mais grosso que o 1A e consequentemente com menos oleosidade. Possuem um volume maior e dependendo do tipo dos cuidados, seus fios são de normais a secos.

Liso 1 C – Liso pesado, característico das mulheres asiáticas. Esse fio é mais difícil de modelar e armam com facilidade. Tem muita densidade e volume, costumam ser bem fortes e brilhosos.

>> Cabelo Ondulado – Tipo 2

Cabelo Ondulado - Tipo 2

Esse é o tipo de cabelo que pode assumir duas formas. Quando amassado pode ficar mais cacheado e ao escovar assume uma forma mais lisa, mas sempre tem um formato em S natural.

Como cuidar: Esse cabelo pede shampoo transparente do tipo mais leve possível.

Como a raiz é lisa, para definir mais os cachos é necessária uma texturização e cremes específicos.

Já para manter mais liso, o tipo 2A não necessita de chapinhas e babyliss.

Ondulado 2 A – Parecido com o 1C, mas o fio é mais fino. Armam bastante e não tem uma forma muito definida.

Dá para perceber o “S” bem leve que forma nas pontas, mas pode ficar mais ondulado ou mais liso dependendo dos produtos e do cuidado da dona das madeixas.

Ondulado 2 B – Nesse tipo, já fica mais evidente o formato em “S” que fica em toda a sua extensão, mas não forma os cachinhos “mola”.

Para definir pode amassar o cabelo enquanto estiver molhado com um creme para cachos.

Ondulado 2 C – Formato em “S” muito mais visível. A raiz continua sendo lisa igual os demais, por isso pode ter mais frizz e o formato das madeixas pode mudar durante o dia, aquele famoso cabelo que faz o que quer, sabem como é, né meninas?

>> Cabelo Cacheado- Tipo 3

Cabelo Cacheado- Tipo 3

O cabelo cacheado tem os cachinhos bem definidos, formando as famosas “molas”.

Da raiz às pontas, ele mantém o mesmo formato. De estrutura mais seca, a hidratação para esses fios precisa ser mais intensa.

Como cuidar: Para esses cabelos o ideal é manter a lavagem a cada 2 dias, por acumular menos oleosidade, quando lavados todos os dias acabam ressecando com mais facilidade.

Usar um finalizador (fitagem, por exemplo) também é importante para garantir um bom day after.

Cacheado 3A – Cacheado desde a raiz, com cachos retangulares e mais espaçados, esse tipo é o que mais tem brilho entre os tipos de cabelo cacheados.

Suas “molinhas” podem perder definição se não forem finalizadas depois do banho. Reúne mais oleosidade na raiz e vai ressecando ao longo do comprimento

Cacheado 3B – Nesse tipo, já fica mais difícil conseguir passar a escova em todo seu comprimento.

São cachos menores e com formato espiral, a oleosidade da raiz não consegue chegar até o final do cabelo, por isso, as pontas tendem a ser bem secas.

Cacheado 3C – Cachos bem definidos e ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de fio é bem fino.

Este é um dos tipos de cabelo que exigem um cuidado especial, não precisam de tantos procedimentos para definição, já que formam molhinhas perfeitas, mas o cuidado deve ser redobrado na hidratação.

 

>> Cabelo Crespo – Tipo 4

Cabelo Crespo - Tipo 4

O tipo 4 é bem seco, já que a oleosidade produzida na raiz não consegue chegar ao meio do cabelo.

Se caracterizam pelos cachos volumosos e com menos forma do que os demais.

Como cuidar: Esse tipo precisa de foco total na hidratação. A lavagem pode ser feita apenas 3 ou 4 vezes na semana acompanhada de pouco shampoo aplicado apenas na raiz e creme em abundância ao longo do comprimento.

Crespo 4A – Mesmo molhado apresenta cachinhos e torções bem definidas. É mais frágil que os demais e precisa de bastante cuidados na hidratação.

Crespo 4B – Se caracterizam pelos cachos em formato de ziguezague. A escova não é uma boa opção, experimente trocá-la por um pente de madeira com os dentes bem separados.

Crespo 4C – Bem parecido com o tipo B, mas no 4C partes do cabelo não apresentam definição nenhuma. Conta com muito encolhimento e pede mais cuidados na hora de pentear e escolher os produtos ideais.

>> Crespíssimo – Tipo 5

Crespíssimo - Tipo 5

Conhecido como tipo 5, o crespíssimo foi inserido nos tipos capilares recentemente.  

Se difere do tipo 4C pela falta de definição, muito difícil de identificar os cachinhos, esse tipo de cabelo é o mais seco de todos e exige mais atenção.

Esse tipo de cabelo não é tão comum no povo brasileiro.

No Brasil apenas 2% da população tem o tipo 4C e o 5 é mais raro ainda, contando com menos de 0,5%.

Veja também: Tranças bonitas

Gostou da nossa matéria sobre os tipos de cabelo? Comente aí me contando qual é o seu e qual a maior dificuldade você tem com ele…

2 thoughts on “Tipos de Cabelo: Descubra Qual o Seu e como Cuidar Corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.