cabelo cacheado masculino

Cabelo Cacheado Masculino: Como Cuidar, Hidratar e Finalizar? + Técnica de umectação

5/5 - (2 votes)

Vamos aprender hoje super dicas para cuidar do cabelo cacheado masculino, afinal de contas homem também precisa e gosta de se cuidar, né verdade?

Antes, a demanda de dicas estéticas para cuidados masculinos era mais escassa e muitos homens se sentiam pressionados a manter o corte de cabelo liso, curto e ou raspado nas laterais.

Para os meninos cacheados e crespos isso era ainda mais intensificado essa escassez de dicas estéticas.

 

cabelo cacheado masculino

Confira a seguir, super dicas para deixar o cabelo cacheado masculino mais bonito, bem cuidado e cheio de estilo.

Como cuidar do cabelo cacheado masculino

Felizmente, já passou a fase dos homens terem vergonha de se cuidarem e de assumirem  vaidade dos seus cabelos naturais.

Veja também: Corte americano masculino: Tudo que você precisa saber

Assim como as mulheres, muitos homens que desejam fugir do alisamento e voltar aos cachos estão passando pela transição capilar, o que pode ser um processo desafiador.

Estamos aqui para te ajudar a cuidar melhor das suas madeixas cacheadas. Mas é claro que, para isso, é preciso seguir algumas dicas e abusar da hidratação. 

Aprenda agora como cuidar, hidratar e definir os cachos masculinos. Vamos lá?

Como hidratar o cabelo cacheado masculino?

Para começar vamos usar a técnica de umectação. O nome assusta, não é mesmo?

Mas é extremamente fácil e barato de fazer e consiste em utilizar apenas óleos no cabelo, isso garante uma hidratação rápida e natural voltando com a vitalidade e brilho dos fios.

 

Para isso você vai precisar:

 

  • Óleo capilar de sua preferência (argan, rícino, coco, linhaça, azeite de oliva extra virgem)  
  • Condicionador para cabelos cacheados

 

Separe o cabelo em mechas pequenas e vá aplicando o óleo em camadas generosas.

A técnica de umectação consiste em condicionar, pausar e esperar. Leva menos de 40 minutos e trás benefícios notáveis na mesma hora.

 

O óleo em excesso deixa o cabelo oleoso, certo? Certo! Para evitar esse efeito indesejado, você pode aplicar o condicionador em abundância e deixar o cabelo descansando de 30 à 40 minutos.

 

Para enxaguar, o ideal (se conseguir) é não utilizar o shampoo, a textura do óleo pode ser um pouco incômoda, mas opte por jogar bastante água e se ainda sentir a oleosidade na cabeça, pode colocar mais condicionador.

O condicionador ajuda a retirar o excesso de óleo e faz com que os fios não fiquem com aspecto oleoso.

 

Lembrando que a umectação deve ser feita no máximo a cada 15 dias.

Mas…se faz tempo que você não cuida dos seus fios e sente que estão extremamente ressecados e com pontas duplas, pode começar o tratamento realizando as aplicações 1 vez por semana e ir diminuindo gradativamente ao perceber os resultados.

 

Qual o jeito certo de lavar o cabelo cacheado masculino?

 

Entendendo o estilo que quer manter, agora o foco é garantir a qualidade dos fios.

O cabelo cacheado e crespo é menos oleoso que os demais, já que o óleo natural produzido pela raíz não chega até as pontas, então não tem a necessidade de ser lavado todos os dias.

Pode apostar em 3 lavagens por semana utilizando um shampoo transparente neutro. Sabe os shampoos de bebês para cabelos cacheados? Esses são os ideais.

 

Dose a quantidade e passe apenas na raiz, isso evita que o comprimento fique ressecado.

Escolha um bom creme de banho e de finalização e deixe a aplicação por 10 minutos antes de enxaguar.

 

Se você está passando pela transição capilar, uma boa opção é apostar em um shampoo antirresíduos com limpeza profunda.

Estes tipos de shampo podem ressecar mais o cabelo, mas usando juntamente com técnicas de hidratação, agilizam o processo de retirada do excesso da progressiva antiga facilitando o processo de desintoxicação capilar da química, ajudando a desentupir os folículos capilares.

 

Como arrumar o cabelo cacheado masculino

Para garantir um bom resultado na hora de finalizar o cabelo é importante aprender algumas técnicas e ver qual a melhor para seu estilo de corte.

Antes de tudo é preciso entender as necessidades do seu cabelo.

Seja curto ou longo, o cabelo cacheado masculino, geralmente, é do tipo 3B ou 3C que são formatos onde os cachos são bem definidos da raiz até as pontas, mas vão ressecando ao longo do comprimento, já que a oleosidade produzida na raiz não consegue alcançar as pontas, ou seja, são cabelos rebeldes.

 

Fitagem

Não importa se o seu cabelo é curto ou longo, ele sendo cacheado, você deve perceber que por vezes a definição dos cachos é desafiadora. Se não gosta de muito volume e quer quebrar o ar rebelde, a fitagem é uma ótima opção.

 

Para isso, a técnica consiste em escolher um bom creme de pentear de textura leve específico para cabelo cacheado e ir dividindo as mechas enrolando e acompanhando as molinhas pela raiz.

 

Ela deve ser feita com os cabelos limpos e molhados. Massageie bem o cabelo com uma quantidade boa de creme e vá enrolando os cachinhos.

 

Você pode parar por aí, ou apostar em uma geleia para garantir ainda mais definição. Dessa vez a massagem não é necessária, aplique a geleia e vá definindo da forma que quiser.

 

Difusor

Para os homens de cabelo grande uma boa ideia é o difusor. Ele agride mais os fios, mas antes da utilização basta aplicar uma boa camada de creme com proteção térmica com os fios molhados e ir colocando mecha por mecha no aparelho.

 

Secador

Se você não tiver um difusor pode apostar no secador mesmo, ele pode agredir os fios ainda mais que o difusor, aumentando o frizz e ressecando por causa da alta temperatura do vento. Mas é inevitável não utilizá-lo no dia a dia.

Então para garantir menos danos, antes de começar a secar, com os cabelos ainda úmidos aplique uma boa camada de creme com fator de proteção térmica e deixe o vento na temperatura de média para baixa.

Vá secando primeiro a raiz com em média 15 centímetros  de distância, movimentos circulares e desça ao longo do comprimento.

 

Spray de fixação

O spray de fixação é ótimo para garantir que os cachos fiquem no lugar até o final do dia.

Você pode optar por aqueles de fixação leve se quiser deixar as molhinhas mais soltas, os intermediários ou com fixação forte se quiser um efeito mais rígido.

São ideais para garantir que todo o processo de fitagem, difusor ou secagem seja mantido.

Garantindo que os cachinhos fiquem firmes, definidos e brilhosos até o final do dia.

Veja também essa dica super interessante: Como Fazer a Barba Crescer Rápido e Grossa?

Gostou de aprender dicas para cuidar do cabelo cacheado masculino? Comente aí, quero saber sua opinião…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.