Cronograma Capilar com Receitas Caseiras

5/5 - (2 votes)
Cronograma Capilar com Receitas Caseiras

Você sempre quis fazer o Cronograma Capilar mas está sem dinheiro para comprar as máscaras caríssimas de hidratação, reconstrução e nutrição, para fazer o tratamento ? Hoje eu vou te ensinar como montar seu cronograma usando receitas caseiras com produtos bem mais baratos …

Venha comigo e sabe como fazer seu Cronograma Capilar, com máscaras caseiras, super eficazes, para deixar seu cabelo lindo.


Cronograma capilar o que é ?

O Cronograma capilar é um tratamento que deve ser feito de acordo com a necessidade do cabelo . Ele tem três etapas : Hidratação, Nutrição e Reconstrução.  Ele não tem regras específicas, você mesmo deve montar de acordo com o tipo de problema que seu cabelo esta passando no momento. 

A única regra que deve ser seguida é : Cuidado para não exagerar na fase de reconstrução.

Nunca repita a etapa reconstrução com menos de 15, para não sobrecarregar o cabelo com queratina, e você tiver usado apenas a hidratação com máscara reconstrutora.

Agora se tiver feito algum tratamento com carga maior de queratina, como plástica capilar, selagem térmica, cauterização, você só poderá repetir tratamentos deste tipo , uma vez ao mês.

Tirando esta regra, você mesma deve montar seu cronograma capilar, de acordo com a reação de seu cabelo durante o tratamento.

Se você quiser saber como montar o cronograma veja :  Cronograma Capilar .

Mas este artigo que citei é para você saber com funciona,mas você mesma pode montar o seu. Eu quando fiz o tratamento do Cronograma Capilar no meu cabelo, fiz de uma forma totalmente diferente, eu fazia apenas uma etapa por semana e tive ótimos resultados, veja : Como eu faço o meu Cronograma Capilar !

Mas agora que já deixei vocês inteirados do assunto, vamos as dicas para fazer seu Cronograma capilar com produtos caseiros :

Como fazer um Cronograma Capilar com produtos Caseiros :


1ª Etapa do Cronograma – Hidratação Capilar :


Esta etapa é mais fácil de você conseguir comprar os cremes pois basicamente, a maioria dos cremes para hidratar o cabelo que tem no supermercado se encaixam nesta fase.

Mas claro que eu vou deixar aqui para você como fazer a etapa de hidratação com receitas caseiras também. 

Para esta fase do cronograma você pode usar estas receitas caseiras : 

Receitas caseiras para usar na fase de Hidratação :




2ª Etapa do Cronograma – Nutrição :


Esta fase é mais difícil de conseguir as mácaras para comprar, geralmente máscaras com poder de nutrição custam muito caro, e na maioria das vezes esta fase do cronograma, é que pesa mais no orçamento.

Mas agora , você não precisa se preocupar com isto vou deixar algumas sugestões de nutrição capilar para vocês fazerem em casa :

Receitas caseiras para usar na fase de Nutrição :





3ª Etapa do Cronograma –  Reconstrução :


A reconstrução é uma fase muito importante do tratamento, mas como disse no começo deste artigo não pode ser usada em excesso apenas a cada 15 dias, no caso da máscara com queratina.

Para um creme ser reconstrutor ele precisa ter queratina , creatina, ceramidas ou colágeno na fórmula.

Vou deixar aqui , duas receitas para você, uma de como fazer uma máscara reconstrutora com queratina e a outra a hidratação com gelatina, que por ser rica em colágeno, também tem a função de reconstrução.

Receitas caseiras para usar na fase de Reconstrução :





Pronto pessoal, agora vocês não tem mais desculpas para fazerem o cronograma capilar ! Depois deste artigo , basta você anotar as receitinhas e montar o seu próprio Cronograma. 

Gostaram das dicas do Cronograma Capilar? Comentem ai …

Veja também: 

Cronograma Capilar – saiba tudo

Como eu faço o meu cronograma capilar.

36 comentários

  1. Luciene amei as dicas como eu gosto muito do cronograma capilar vou tentar fazer com suas dicas. Amiga me dá umas dicas pra acabar com a quebra pois estou com quebras nas pontas creio eu que é por causa da tintura mais vou parar de pintar para tratar deixar ele ficar forte novamente para eu pensar o que fazer depois, me ajude em umas dicas até mesmo de produtos se for possivel. E como estou com essa quebra posso usar o tonico e o shampoo de cravo ou de cebola?

  2. Obrigado amiga vou começar essa semana mesmo com esse tratamento, suas dicas são maravilhosas. Obrigado
    Obs. Estou fazendo o cronograma capilar no lugar da reconstrução posso fazer a plástica capilar?

  3. oi Luciene, adorei as dicas e estou querendo fazer o cronograma, mas eu gostaria de saber se posso fazer junto a escova progressiva de soro glicosado ou alguma outra. obrigada.
    Ana Lucia

  4. Olá, tudo bem? Gostaria de uma ajudinha, o creme Niely Gold nutrição absoluta quinoa-active com max queratina é H, N ou R? Tenho visto por aí que serve com H e N, mas na composição ele tem vários aminoácidos que se enquadra na R, me tira essa dúvida por favor, desde já agradeço!

  5. Este creme serve tanto para você usar na fase de nutrição quanto na reconstrução, mas eu acho que cremes com queratina ou ceramidas se enquadram melhor na fase de reconstrução.

    Portanto na minha opinião eu usaria ele mais como Reconstrução mesmo.

  6. Olá Luciene, aqui estou novamente, quem faz o cronograma e vai para a praia, deve optar em usar lá todos os dias que tipo de shampo, condicionador, ou algo mais?
    Obrigada pela ajuda
    Abraçoss
    Bom feriadooo

  7. Que maravilha And, praia é tudo de bom, se vai curtir o feriado na praia, relaxa e esqueça do cronograma um pouco.

    Leve apenas um bom leavin, e aplique bastante nos cabelos antes de entrar na água, e seja feliz, rsrsrs.

    Beijos e ótimo feriadão pra você, flor.

  8. Oi Luciene!

    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo seu trabalho. Adoro o seu blog e suas dicas.

    Bem, infelizmente eu faço parte do time das “cacheadas” que fizeram alisamento, se arrependeram e agora querem os cachos de volta.

    Pra você ter uma ideia, o meu cabelo é (ou era) cacheado estilo Ana Paula Arósio, grosso e muito volumoso. Sempre costumava dizer que eu tinha cabelo para duas cabeças. Rsrs…

    Em 2011, eu comecei a fazer relaxamento só na raiz e finalizava com uma escova progressiva. Fazia esse processo de 3 em 3 ou de 4 em 4 meses, e uma semana após, sempre fazia cauterização.

    Na 1ª vez que fiz, o meu cabelo ficou maravilhoso e exatamente da maneira e no volume que eu sempre quis. Mas depois, percebi que ele foi enfraquecendo, tive problema de queda (caía muito), meu cabelo foi ficando ralo e cada vez menos volumoso devido à queda. Ficava com o couro cabeludo ferido e com descamação, comecei a ter caspa… Enfim, uma série de malefícios.

    Resolvi parar de fazer o relaxamento há 07 meses e continuei fazendo escova progressiva. Mas resolvi que também quero parar com a progressiva e “cortar” a química de uma vez por todas!

    Recentemente cortei o meu cabelo à Chanel, um pouco acima do ombro. Pois infelizmente não há outra maneira de retirar a química que não seja cortando. Vou ter que ter bastante paciência, até sair a química que ainda resta…

    Eu achei o seu cronograma capilar muito interessante. Antes eu já havia lido, no seu blog, as receitas dos alisamentos naturais e me identifiquei com um à base de leite em pó e mel…

    Eu quero muito fazer o cronograma e gostaria de saber se eu posso conciliar com o alisamento natural.
    Também aceito sugestões e indicações para o meu caso. Rsrs…

  9. Olá Lia, se você não se deu bem com o relaxamento, a melhor coisa a fazer é assumir os cachos mesmo ou usar alisamentos naturais.

    Os alisamentos naturais são maravilhosos pois não danificam os cabelos com as químicas,mas não alisam muito o cabelo não, eles apenas dão uma suavizada mesmo e a medida que vai fazendo os efeitos vão ficando melhores.

    E você pode usar os alisamentos naturais e fazer o cronograma também, sem problemas.

    Para você começar com os alisamentos naturais eu recomendo que comece pelo alisamento natural com leite e maizena, e depois vá experimentando os outros que ensino aqui no blog.

    Beijos…

  10. Luciene, muito agradecida pela dica!

    Gostaria de saber se você alguma receita para higienização do couro cabeludo…

    Abraço!

  11. Que legal, Luciene! Muito agradecida pelas dicas 🙂
    Quero aproveitar pra dizer que hoje eu fiz o alisamento natural com açúcar. Meu cabelo ficou muito macio, super hidratado, com muito brilho e deu uma leve suavizada na raíz, que já está bem crescida. Resumindo, adorei!!

    Quero tirar uma dúvida…
    Sei que os alisamentos naturais, tem efeito progressivo e que "alisa" (suaviza) à medida que você vai fazendo (uma vez por semana).

    Minha dúvida é:
    Se caso a pessoa começar a fazer, o alisamento natural, e depois parar; o cabelo vai voltando ao normal como o efeitos das escovas progressivas?
    Ou seria como o efeito dos relaxamentos, que vai saindo à medida que o cabelo vai crescendo?

    Bem, nem sei se dá para comparar dessa maneira. Mas foi a melhor forma que eu encontrei para explicar a minha dúvida.
    Rsrs…

  12. Olá Lia, realmente é difícil para comparar um alisamento natural com uma progressiva ou com um relaxamento, mas vou simplificar para você, se a pessoa usar alisamento naturais por muito tempo e depois parar de usar o cabelo volta em média uns 90%, na parte já crescida e com o tempo volta ao normal, pois a raiz continua crescendo cacheada, beijos…

  13. oi dona Luciene, bom primeiro quero dizer que adoro muito o seu blog,com ele ja melhorei meu cabelo e muito e gostaria de agradecer pelas ótimas dicas que você nos dá.

    sobre o cronograma capilar, eu gostaria de saber como aplica, nos sites só falam como montar, eu faço a hidratação, nutrição e reconstrução, no mesmo dia? ou dou algum intervalo entre as três?

  14. Olá Joice, quando eu fiz o meu cronograma capilar, eu fiz usando uma etapa por semana, uma semana , porque meu cabelo já estava saudável, fiz mais para testar mesmo.

    Agora se seu cabelo estiver danificado, você pode fazer uma etapa a cada três dias, que já é suficiente, beijos…

  15. Oi Luciene! De quanto em quanto tempo eu posso fazer o cronograma capilar com receitas caseiras?
    Estou na terceira e última semana… E o melhor de tudo, amando casa resultado! Muito obrigada e forte abraço!

  16. Olá Lia, você deve fazer o cronograma capilar até sentir que seu cabelo esta saudável novamente.

    E depois você só deve repetir,quando sentir que o cabelo esta precisando novamente, mesmo, beijos…

  17. Bom, acompanho seu blog há um ano, mas nunca criei vergonha na cara (rs) pra comentar algo…
    Já testei (E APROVEI!) muitas das suas dicas, o site tá salvo nos meus favoritos 🙂 .
    Mas agora, vamos à minha dúvida: Dá pra fazer esse cronograma capilar conciliando com o Shampoo Bomba? Ou tenho que fazer primeiro o cronograma, pra depois usar o shampoo?
    Aguardo a resposta u.u

  18. Olá Barbara dá para fazer o cronograma capilar usando o shampoo bomba sim, porque o que determina mais a fase do cronograma, é a máscara capilar, que você escolhe, o shampoo não faz muito diferença nas etapas do cronograma capilar, não. Beijos…

  19. Oi, eu tenho uma dúvida, eu posso intercalar a hidratação caseira que eu escolher? Posso por exemplo fazer um dia a de babosa ou maisena e dois dias depois fazer a de quiabo ou abacate?

  20. Ola! Adorei a dica vou fazer! mas tenho progressiva e meu cabelo só fica liso se eu secar depois que eu hidrato por exemplo eu posso seca los com o secador? ou enquanto trato não posso?

  21. Olá Raquel, a hidratação joga água para dentro do fio, e o secador ou a chapinha retiram a água desidratando o fio, portanto quando hidratamos o cabelo, para hidratação ter o efeito desejado não é recomendado o uso deles…

    E se você for fazer umectação ou hidratação com óleos acabam sendo pior ainda, pois vai dar um efeito de "fritar o cabelo" , beijos…

  22. Luciene me tira uma dúvida, ví que alguém já perguntou, mas a sua resposta não me satisfez srsrsrsrs. Por exemplo na primeira semana eu faço só a hidratação, ae na segunda nutrição e terceira reconstrução, ou eu posso na primeira escolher um dia ( segunda) faço a hidratação e na sexta dessa mesma semana faço a nutrição, e na segunda semana escolho outro dia faço a hidratação e depois a reconstrução e assim vou intercalando a nutrição e a reconstrução, pode ser assim?

  23. Olá Carla, ambas as formas estão corretas, eu quando fiz escolhi fazer uma fase por semana, por achar mais fácil.

    Mas se você quiser fazer primeira semana : hidratação+ hidratação, segunda semana : hidratação + nutricão, e terceira semana : hidratação + reconstrução, também pode…

    Cada pessoa, pode montar o cronograma da forma que achar melhor para seu cabelo, a única regra mais importante de todas,é apenas não fazer uma fase de reconstrução com menos de 15 dias de uma pra outra.

    Beijos.

  24. olá estou desesperada, vou resumir meu cabelo era louro (descolorido) super bem cuidado, ultima vez que fiz um botox meu cabelo começou a quebrar isso fazem uns 5 meses, escureci mais não adiantou,tudo que tenho feito hidratação reconstrução não para de quebrar, não tenho mais condições de cuidar no salão. por favor me ajude li vários posts seu só que tenho medo de fazer algo errado me indica um especificado. desde já agradeço. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.