acidificação capilar

Acidificação capilar: Aprenda a fazer em casa

5/5 - (5 votes)

Você sabe o que é acidificação capilar? Se já se deparou com o termo, mas não sabe exatamente do que se trata veio ao lugar certo.

Continue lendo para entender qual é a função de usar acidificante nos fios, como fazer esse processo e quais seus benefícios.

acidificação capilar

Vamos começar a aprender essas super dicas? Você vai amar este artigo de hoje…

O que é acidificação capilar?

A acidificação capilar é um processo que torna o cabelo mais ácido, logo diminui o pH das madeixas.

Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que pH é a forma de mensurar o quanto determinada coisa é ácida, neutra ou básica (nesse caso pode ser chamado também de alcalina).

O pH menor do que 7 é ácido, quanto mais próximo de 0 está mais ácido é. Já o pH maior do que 7 é alcalino, quanto mais próximo de 14 mais alcalino.

Veja também: O que é Ph do Cabelo ? Guia Completo e Grátis para Você !

O pH 7 é neutro. O pH do cabelo saudável fica entre 4,5 e 5,5. Já um cabelo com química como alisamento pode ter um pH de 13.

O que é o acidificante capilar?

A acidificação é feita no cabelo através do uso do acidificante capilar. Em outras palavras são produtos que irão tornar seu cabelo mais ácido.

Acidificantes podem ser industrializados ou feitos a partir de uma receita caseira com ingredientes como vinagre de maçã, por exemplo.

Para que serve o acidificante no cabelo?

Mas, afinal para que serve acidificar o cabelo? Para compreender o motivo de tornar seu cabelo mais ácido é necessário saber como o cabelo reage a diferentes níveis de pH.

O cabelo com pH ácido

Utilizar tratamentos ou produtos de pH ácido (menor do que 7) faz com que as cutículas dos fios se fechem.

Quando as cutículas ficam mais próximas ao corpo do fio se refletem num cabelo mais bonito e brilhoso.

As cutículas fechadas protegem o que está dentro como, por exemplo, uma hidratação.

No entanto, se for aplicado no fio algo extremamente ácido pode acontecer das cutículas selarem deixando o cabelo rígido.

O cabelo com pH básico

Ao utilizar produtos ou fazer tratamentos com pH básico (maior do que 7) as cutículas dos seus fios se abrem.

Algo importante para facilitar que tratamentos entrem no corpo das madeixas, em especial os procedimentos que visam alterar a estrutura do cabelo como descolorações e alisamentos.

No entanto, as cutículas abertas deixam o cabelo com toque áspero, frizz e visual ressecado.

O fio com as cutículas abertas não consegue segurar os nutrientes e água. Logo quanto maior for o pH do fio mais as cutículas ficarão abertas e mais frágil e suscetível estará aos danos.

Para quem a acidificação capilar é indicada?

A acidificação capilar é indicada para quem está com os fios ressecados, ásperos e fracos. Todos esses são indicativos de cabelos com as cutículas demasiadamente abertas.

O processo de acidificação ajudará na recuperação. É um tratamento interessante para quem faz descolorações e alisamentos nas madeixas.

Como fazer acidificação capilar?

Grande parte das pessoas acredita que o acidificante deve ser aplicado depois de lavar, tratar e condicionar os fios no caso de madeixas danificadas.

Porém, na verdade o momento certo para aplicar o acidificante no caso de fios danificados é depois do shampoo e antes de passar máscara ou creme de tratamento.

Esse pensamento é natural porque se imagina que fechar as cutículas dos fios deva ser a última coisa para “selar” o que veio antes.

No entanto, se o fio já está com as cutículas abertas não vai conseguir segurar o tratamento.

Se você aplicar a máscara ou creme de tratamento no seu cabelo poroso e com cutículas abertas provavelmente deixará escorrer pelo ralo os benefícios do produto.

No entanto, é possível que você esteja pensando: “mas o acidificante vai fechar as cutículas dos fios e não deixará que o tratamento entre”.

Saiba que isso não procede, o acidificante deixa o fio com as cutículas mais próximas as cutículas de um cabelo saudável.

Logo no caso de um cabelo muito poroso não haverá fechamento total das cutículas. O tratamento será segurado mais ou menos como acontece com um cabelo saudável.

Para quem está com o cabelo saudável é interessante testar a aplicação do acidificante antes da máscara. Isso depende de como você sente que traz um resultado mais interessante para o seu cabelo.

Como fazer acidificação capilar com limão?

A receita deve ser feita na hora em que for lavar o cabelo.

Receita de acidificação capilar com limão

Ingredientes

1 colher de suco de limão

1 colher de máscara capilar a sua escolha

Como fazer

Misture bem os dois ingredientes.

Aplicação

Aplique a mistura nos fios já lavados com shampoo. Deixe agir por 5 minutos. Enxágue, você pode finalizar como preferir.

Como fazer acidificação no cabelo com vinagre de maçã?

Agora vamos aprender a receita de acidificação capilar com vinagre de maçã, super simples e fácil de fazer, também.

Ingredientes

2 colheres de vinagre de maçã

500 ml de água

Como fazer

Misture os dois ingredientes.

Aplicação

Lave o cabelo com shampoo e então aplique a mistura. Deixe agir por 15 minutos. Enxágue e finalize como preferir.]

Veja também: Pré poo caseiro: como fazer, benefícios e 6 receitas caseiras

Gostou de saber mais sobre acidificação capilar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.