Guanidina Estraga o Cabelo ? Oi amigas , hoje vamos falar um pouco sobre alisamento com guanidina e porque ele na minha opinião é um veneno para seus cabelos.
A guanidina não se dá com tintura que vai amônia, não se dá com descoloração e também não se dá com progressiva.
E geralmente quem alisa quer colorir, pois os cabelos acabam ficando opacos.E se você usar tintura junto com guanidina, vai ter corte químico nos cabelos.
Daí já vem o primeiro problema, pois a gente tem mania de pensar, a mais o meu cabelo é diferente, meu cabelo aguenta e não é bem assim.
Qualquer transformação química que você pense em fazer é indispensável que faça o teste de mecha da maneira certa.
Se você quer saber mais sobre a guanidina, confira comigo as dicas de hoje…
O que este artigo aborda:
Guanidina Estraga o Cabelo Cuidado
Veja abaixo os pontos negativos da guanidina, que vão te levar a detestar esta química , pois a guanidina estraga o cabelo muito…
Guanidina pode queimar o couro cabeludo
A guanidina resseca e danífica os cabelos, mas os problemas de trabalhar com a guanidina não param por ai.
Se você deixar encostar-se ao couro cabeludo ela pode e na maioria das vezes ela faz isto, causar queimadura horríveis e dependendo da queimadura até matar o folículo capilar, o que conseqüentemente deixar a parte queimada sem nascer cabelos.
Guanidina não é um produto fácil esse manusear e que pode ser usado facilmente em casa.
Só deve ser aplicado por um profissional, pois ele requer uma mistura antes da aplicação e se não fizer a mistura nas medidas certas é tragédia capilar na certa.
Além disso, a guanidina tende a deixar os cabelos elásticos.
Se você gosta de clarear ou de mechas, esqueça a guanidina, pois não são compatíveis.
Os alisamentos agem sempre em sua maioria no córtex do cabelo, alterando a estrutura do fie e deixando mais solto ou mais liso dependendo do tempo.
Mas a cabeça tem diferentes temperaturas, parte quente parte fria e parte morna e isso também altera o tempo de ação dos alisantes.
Por esta razão o teste de mecha por si só , feito em uma única mecha isolada , não garante que seu cabelo vai aguentar a química depois de passado nele todo.
A guanidina é um alisante que age conforme o tempo de aplicação e ação, ou seja, quanto mais fica no cabelo mais ele altera a estrutura e passando de 20 minutos , pode ate começar a derreter os fios!
A guanidina Estraga o Cabelo e é Traiçoeira
Outro ponto ruim da guanidina é que ela é traiçoeira.
Você pensa que ela já saiu, parou de agir e pode ocorrer de ela estar lá no fio ainda.
Por isso é muito importante fazer a neutralização e o enxague diversas vezes até a espuma neutralizante não sair mais cor de rosa.
Mas se você estiver fazendo isso no chuveiro como vai ver se esta rosa ou não?
Ai é que acontece a tragédia. Você pensa que esta tudo bem e ao longo dos dias os fios passam a ficar elásticos e arrebentam, isso quando não partem de vez.
Alisou com Guanidina Não Tem mais Volta
Outra desvantagem para a guanidina é que, ela faz um processo de alisamento irreversível, ou seja, alisou com guanidina, só quando crescer ou cortar.
O fio não reverte, não tem permanente que mude, mesmo porque ela não se dá com praticamente nenhum produto que reverta.
Para nós mulheres que gostamos de transformações é um ponto ruim, pois não tem como desfazer.
Quer Usar Guanidina Assim Mesmo? Atenção para os Cuidados !
Bem mas se com tudo isso que te contei, você já percebeu que a guanidina estraga o cabelo.
Mas se você ainda esta pensando em usar a guanidina nos seus cabelos, não deixe de tomar alguns cuidados essenciais.
- Não aplique em cima de outro produto químico seja ele qual for.
- Não aplique em cabelo com tinta a base de amônia, se quiser colorir use tinta a base de água tipo Natucor, Bigen essas assim.
- Proteja a raiz até um centímetro e o couro cabeludo com vaselina para evitar acidentes
- Procure um profissional para aplicar
- Faça o teste de mecha em pelo menos dois locais diferentes, tipo próximo da nuca e próximo do alto da cabeça.
- Enxague muito, mas muito, mas muito mesmo e aplique o neutralizante várias vezes até a espuma parar de sair cor de rosa e sair branquinha.
- Evite a chapinha.
- Hidrate, faça um cronograma capilar ( se não souber fazer veja aqui no blog que eu te ensino) antes e após a aplicação do produto.
- Se for gestante ou estiver amamentando NÃO FAÇA NENHUM PROCEDIMENTO QUÍMICO nos cabelos, pois pode fazer muito mal ao bebe e a você.
Veja mais Dicas Bacanas Aqui do Blog :
Acidificação capilar: Aprenda a fazer em casa
Pré poo caseiro: como fazer, benefícios e 6 receitas caseiras
Espero que tenham gostado das dicas e se você já usou ou teve alguma experiência boa ou ruim coma guanidina comente aqui abaixo.
Me diga também o que achou da matéria de hoje, e também concorda comigo que guanidina estraga o cabelo…
oi eu tenho queimaduras no couro deve ser por isso que meu cabelo nao cresçe no meu meio tem algo jeito de tratar?ah muito obrigado e a primeira vez que vejo alguem falar desse problema assim obg.aguardo sua resposta linda…boa noite
Olá Morgana, por nada, que bom que gostou da matéria sobre a guanidina.
Se você já esta com este problema de ferir o couro cabeludo, é bom abandonar a guanidina de vez mesmo, e pode e usando alisamentos naturais, para ir domando o cabelo neste período.
Mas para amenizar o problema, você pode passar um pouco de bepantol pomada, para aliviar as feridas do couro cabeludo, beijos…
Uso há cerca de 7 anos,graças a Deus nunca tive nenhum problema,hidrato meus cabelos toda a semana e eles estão super lindos e ''naturais''. Já com minha irmã foi o inverso,ela usou o produto uma unica vez e quase perdeu todo o cabelo. Obs:não faço uso de nenhuma outra química,não tenho coloração alguma nos cabelos. obrigada pelas informações,abraços.
Olá Lucy, que bacana, sinal que seu cabelo é bem resistente e bem cuidado, porque para algumas pessoas o cabelo não aguenta a guanidina não.
Por nada, que bom que gostou da matéria, beijos.
Olá,minha entiada de 10 anos ,contou-me que sua mãe passou guanidina no cabelo dela, e certifiquei isso junto ao profissional que verificou o quanto o cabelo dela está danificado.
Com essa idade é permitido passar esse produto?Acha que poderá acarretar algum problema na garota?Sendo que a " mãe" utilizou desse "tratamento" por diversas vezes.O cabelo está todo quebrado,ressecado,não tem creme que supere isso.Estou fazendo hidratação para restaurar,mas está dificil.Enfim….a preocupação é essa mesmo…Qual o tipo de problemas poderá ocorrer,ou influenciar no sistema nervoso de uma criança de 10 anos?
Grata:
Marli Corá
A solução é ir cortando os cabelos aos poucos, até retirar toda a guanidina, e durante este tempo cuidar bem do cabelo com hidratações e cuidados diários, e evitar qualquer química e secador ,até o cabelo se recuperar…
Para diminuir a quebra por química, você ir fazendo esta dica aqui do blog, que ajuda bastante, veja : http://aprendizdecabeleireira-com-371332.hostingersite.com/2013/08/quebra-de-cabelo-por-quimica-o-que-fazer.html
A guanidina ressecou muito o meu cabelo. O que faço?
Cuide dele com hidratações caseiras, aqui no blog tem várias, veja : Categoria Hidratações Caseiras
Qualquer química de transformação vai mudar o cabelo sem volta. Não é uma exclusividade da guanidina. Sódio, lítio (hidróxidos) e tioglicolato também vão mudar os cabelos pra sempre. A diferença éque, com o tio, dá pra cachear com bigoudis. Mas aquele cabelo não será mais o mesmo. Agora, a guanidina não é a verdadeira vilã da história. Acontece que muita gente aplica sem ter conhecimento. Tem que dosar milimetricamente (de preferência usando uma balança) o creme com o líquido ativador. Tem que entender de pressão osmótica. Muitos casos de queimaduras, quebra, corte químico e outros males são bem comuns com pessoas que não sabem aplicar (profissionais ou leigos). E também pelo fato de que tem muita gente que, aplicando em casa, não respeita a pausa entre as aplpicações ou entre uma química e outra. E algumas mentem pros cabeleireiros, dizendo que o cabelo está natural ou que nã aplica nada há bastante tempo. Sabendo fazer, não há riscos. O problema é que, comoproduto sendo vendido em lojas, abre-se um precedente pra qualquer pessoa aplicar em casa. Também é um erro, nesse caso, do fabricante, por disponibilizar ao consumidor um produto que requer praticamente perícia para ser aplicado.
olá luciene… fiz o relaxamento com guanidina e senti que ardeu muito e em seguida fiz botox o que piorou as queimaduras, e embolou o cabelo em algumas partes, como devo cuidar disso? Ele pode cair? Posso lavar o cabelo para tirar esse bolo?
Bom Dia, gostei da materia, mas tenho uma duvida ! Qual o Tempo de pausa Para que possa passar outra quimica no cabelo ? Meses ? semanas ?
Wilck Hollis
Infelizmente a guanidina só sai com tesoura mesmo, para mudar a química, só esperando crescer e cortando a parte que foi processada com a guanidina.
e se eu der outra quimica por cima, tipo: Uma escova progressiva ?
tem algum perigo de o cabelo chegar a cair ?
Se fosse passar algo que não seja compatível, o cabelo vai sofrer corte químico e se partir todo no lugar que tem a guanidina.
Ataa, Muito Obrigado.
Eu comecei a fazer escova progressiva no meu cabelo em um salão, mas eu nao sabia que era essa tal de Guanidina. Meu cabelo anda caindo muito, entao mudei e fui fazer relaxamento e feriu. quer dizer que se eu quiser mudar de salao e mudar de produto nao posso mais?? e agora?? nao quero mais usar essa guanidina nao..estou esperando as feridinhas sarar para fazer a hidratação
A solução é ir cortando os cabelos aos poucos, até retirar toda a guanidina, e durante este tempo cuidar bem do cabelo com hidratações e cuidados diários, e evitar qualquer química e secador ,até o cabelo se recuperar…